sábado, 14 de julho de 2012

O maior brasileiro de todos os tempos

        

        O SBT estreou um novo programa em que houve uma eleição popular, feita pela internet, para escolher o maior brasileiro de todos os tempos. Copiando uma parte da explicação que existe no site do canal sobre a atração, temos:


"Baseado no formato criado pela BBC, “The Greats”, o programa elege aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade. Diversos países já apontaram os seus maiores representantes.


Na Inglaterra, Winston Churchill saiu vencedor. Os italianos elegeram Leonardo da Vinci. Nelson Mandela foi o mais votado na África do Sul. O mesmo prêmio dado à Salvador Allende no Chile e Charles de Gaulle na França. Agora é a vez do Brasil!


Na primeira fase do projeto, os internautas participaram de forma democrática, indicando o seu favorito livremente. Foram mais de 1 milhão de votos únicos. Durante a apuração, foram aceitas apenas as indicações de brasileiros natos ou naturalizados, que não são do elenco do SBT e que não fossem personagens de ficção. E assim, democraticamente, chegou-se a uma lista de notáveis, aclamados pelo povo! Porém, isto foi só o começo."

  


A seguir a lista de notáveis brasileiros do centésimo até a posição de número 41:



clique nas imagens para ampliar









        Agora, você reparou bem nos nomes que constam dessa lista? Existem nomes tão absurdos que não dá pra saber se votaram para avacalhar com o programa, pois parece que as pessoas neste país  não levam nada a sério, ou se as pessoas são tão ignorantes a ponto de achar realmente que Roberto Justus, Joelma, Claudia Leitte, Dedé (do Vasco), Lua Blanco (??), Gugu, Tiririca, Luan Santana, entre outros, se destacam dos demais cidadãos pelo bem que fazem à sociedade brasileira... Creio que, na verdade, são as duas opções reunidas que resultaram em tais escolhidos. Eu não tenho nenhuma dúvida que entre os primeiros colocados estarão Fiuk, Edir Macedo, Ana Maria Braga, Roberto Carlos e Xuxa. E, que fique claro, para mim não faz nenhum sentido eleger essas pessoas como grandes brasileiros históricos.

        

          De qualquer maneira, esse fato nos faz pensar sobre como anda a percepção que nós, como povo, temos de nós mesmos, como observamos nossa cultura, história e política. Não deixa de ser um dado interessante de análise sobre a educação do brasileiro e dos valores que são exaltados em nossa nação.

       

       Quais são os exemplos que chegam até as pessoas? A (des)informação afeta o cotidiano de uma forma tão poderosa, que não sobra espaço para nada além do que o programa da moda estabelece, a música "que tá bombando", tocada maciçamente, que você não consegue tirar da cabeça de jeito nenhum ou o novo penteado do jogador de futebol do momento.Esse realmente é o espelho de nossa sociedade? É assim que queremos ser reconhecidos como coletividade? Cabe a todos uma (grande) reflexão sobre o assunto.
     



Por fim, passo a palavra para Luiz Carlos Alborghetti. 


O que você achou dessa votação, mestre Dalborga ?











Nenhum comentário:

Postar um comentário