terça-feira, 10 de julho de 2012

Hang, instrumento de pvc, harpa laser e teremim



      A postagem de hoje é sobre música feita de maneira um pouco diferente do habitual. Escolhi alguns instrumentos bem interessantes que não estamos acostumados a ver e a ouvir (eu nunca tinha ouvido falar do hang até esbarrar com os vídeos na internet) e juntei aqui para que você possa conhecer ou simplesmente apreciar um pouco desses artefatos inusitados.




      Hang é um instrumento musical idiofônico criado por Felix Rohner e Sabina Schärer em Berna, Suíça. Idiofônico é todo instrumento musical em que o som é provocado pela sua própria vibração, ou seja, é o corpo do instrumento que vibra para produzir o som. O hang é feito de duas chapas de aço nitretadas (enriquecidas em nitrogênio por tratamento) e moldadas em forma de disco voador. Seu interior é oco, a parte superior possui os tons, marcados em seu centro e em mais 7 ou 8 campos ao seu redor, enquanto o fundo é uma simples superfície com um buraco laminado no meio.











          O instrumento de pvc, como o próprio nome diz, é um instrumento de percussão feito com canos de pvc ou com canos abs (que são mais baratos, mas sem perder a qualidade sonora) de tamanhos diferentes e tocado com uma espécie de pá feita de plástico e recoberta com borracha na parte de baixo.

  


     






         A harpa laser é um instrumento feito de luz. Ela detecta a nota tocada através de um sintetizador de áudio, que gera os sons. Quando a pessoa que está tocando bloqueia o feixe, o sensor fotoelétrico associado a ele emite um sinal para um micro-controlador que, então, emite uma mensagem de reconhecimento daquela nota específica para o sintetizador. O sensor espacial faz com que a frequência dos sons seja mudada dependendo da posicão das mãos. Esse conceito de harpa eletrônica é bastante usado por Jean-Michel Jarre em suas apresentações ao vivo.










       O teremim é um instrumento musical que é tocado sem que seja preciso que se encoste nele. É o precursor da música feita por instrumentos eletrônicos e foi criado em 1919 pelo russo Lev Sergeivitch Thermen ou León Theremin em uma adaptação francesa de seu nome. O princípio do teremim são as ondas de rádio, com dois osciladores de frequência que são manipulados através das antenas do aparelho,  com uma controlando a altura das notas e a outra seu volume. Foi muito usado no cinema para produzir efeitos sonoros, principalmente em filmes de ficção científica e terror, simulando o barulho de naves espaciais e fantasmas. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário