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domingo, 6 de maio de 2012
75 anos do desastre do Hindenburg
Em 6 de maiode 1937,odirigívelalemãoHindenburgexplodiuao tentarpousar emLakehurst, Nova Jersey.Em pouco mais de30 segundos, omaior objeto que ja tinha subido aos aresfoi incinerado e a era das viagenscomerciais dos zepelins estava morta.A seguir estão nove fatos curiosos sobre sua história:
1.Os sobreviventes dodesastre do Hindenburgforam muito mais numerososdo que se imagina.
Qualquer um que tenhavisto o vídeodomergulho do Hindenburg em chamas até o chão, certamente ficou surpreso ao saberque dos 97passageiros e tripulantesa bordo, 62 sobreviveram.Odesastrecom36óbitos vitimou13 passageiros, 22 tripulantese um trabalhadorem terra.Muitos sobreviventespularamdas janelas dozepelime fugiram do fogoo mais rápido quepuderam.
2. Odesastre do Hindenburgnãofoi o acidentemais mortíferoda históriados dirigíveis.
Graças àfilmagemeaorelato de testemunha oculardorepórter de rádioHerbertMorrison(quepronunciou asfamosas palavras: "Oh, a humanidade!"), o desastre do Hindenburgé o acidentede dirigívelmais famoso da história. No entanto,o piorincidente ocorreuquando oUSSAkron,da marinha dos EUA,caiu na costadeNova Jersey, emuma forte tempestadeem 4 de abrilde 1933, matando 73 homens e com apenastrês sobreviventes. A quedaem1930dodirigível militar britânicoR101, que custou48vidas,também foi maismortífero.
3.Odesastre do Hindenburgnãofoi transmitido ao vivona rádio.
Morrisonestava no localpara registrara chegada doHindenburgparaWLSde Chicago, mas ele não estava transmitindoao vivo.Seu relatodolorososeria ouvidoemChicagomais tarde naquela noite, efoi transmitidoem todo o paísno dia seguinte.
4. Lei dos EUAimpediu oHindenburgde usar hélio em vez de hidrogénio.
Após oacidente com oR101carregado de hidrogênio, em que a maioriada tripulaçãomorreu no incêndiosubseqüenteao invés doimpacto em si, o designer do Hindenburg, HugoEckenerprocurou usarhélio,um gásde elevaçãomenosinflamável que o hidrogênio.No entanto, os Estados Unidos, que tinham o monopólio sobreaoferta mundial dehélioe temiam queoutros paísespudessemutilizar o gáspara fins militares, proibiram a suaexportação. Apóso desastre do Hindenburg, a opinião pública norte-americanafavoreceu aexportação do gás para a Alemanha paraa construção de seu próximograndezepelim,oLZ130,e a lei foialteradapara permitir a exportaçãode héliopara fins não militares.Após a anexaçãoda Áustria pela Alemanhaem 1938, no entanto, o secretário de InteriorHaroldIckesrecusou-se a manter o acordo.
5.OHindenburgtinhaumsalão defumantes.
Apesar de serpreenchido com7 milhões demetros cúbicos de gáshidrogênioaltamente inflamável,oHindenburgapresentava umasala para fumantes. Não era permitido aos passageiroslevarfósforos e isqueirospessoaisa bordo dozepelim, mas eles poderiamcomprar cigarrose charutoscubanosa bordo eacendê-losem um quartopressurizadopara evitara entrada dehidrogênio. Um funcionárioadmitia a entrada dospassageiros e tripulantespor uma câmarade dupla portapara a salade fumantes, que tinha um isqueiroelétricoúnico, e conferia para queninguémsaisse de lá comum cigarro ou cachimbo aceso.
6. Um pianofoi especialmente concebidopara oHindenburg.
Os proprietários do Hindenburgencarregarama empresade piano do famosoJuliusBlüthner de construir um piano de cauda especialpara atender aos rigorosos padrões de peso do dirigível. Opiano,que foifeito principalmente deligas de alumínioe coberto compele de porcoamarela,pesava menos da metade de um piano de cauda comum. Elesó foi utilizadodurante a primeira temporadade voos doHindenburg e não estava a bordoda fatídica viagem.
7.O primeiro voo do Hindenburg foi feito em uma missão depropagandanazista.
Embora oHindenburgestivesse em desenvolvimentoantes doTerceiro Reichchegar ao poder, os membros do regime nazistaconsideravam-no um símbolodo poderioalemão.O ministro da propaganda nazistaJosephGoebbelsordenou que oprimeiro voopúblico do Hindenburg, em março de1936, fizesse parte de uma turnêaéreasobre a Alemanhacomo Graf Zeppelinpara conseguir apoiopara um referendo sobre a reocupação daRenânia.Durante quatro dias,os dirigíveistocarammúsicaspatrióticas eanúncios nazistas dos alto-falantesespecialmentemontados, além de lançar folhetos de propagandae bandeirascom suásticas sobre as cidades alemãs. (O referendo foiaprovado por98,8 por centodos alemães) Mais tarde, ainda em1936, oHindenburg, ostentandoanéis olímpicose carregando uma grande bandeiraolímpica, desempenhou o papel de protagonistana aberturadosJogos de VerãoemBerlim.A aeronave, que tinha suásticasadornandosua cauda,eraum símbolodo podernazista e foi objeto deameaçasconstantes debomba, incluindo um antes deseu voofinal,o que levantoua suspeita desabotagemcomo causa do desastre.
8.Dezenas decartas transportadas a bordo doHindenburgforam entregues.
Zepelins foram pioneiros no serviçopostal aéreo através do Atlântico,e oHindenburgtransportavacerca de 17.000peçasde correspondênciaem sua viagemfinal.Surpreendentemente,176peçasarmazenadasem um recipientede proteçãosobreviveram ao acidente eforampostadasquatro diasapós o desastre.
9. Goebbelsqueria nomear oHindenburg de AdolfHitler.
Hugo Eckener, construtor dos dirigíveis alemães, que não era partidáriodo regime nazista, batizou o zepelim com o nome do falecidopresidente alemãoPaulvonHindenburgerecusou o pedidode Goebbelspara renomeá-lode Adolf Hitler. OFührer,que aparentemente nuncafoi um grande apreciador das grandes aeronaves, acabou agradecido pelo fato de ozepelimque caiu comouma bola de fogonãousar o seu nome.
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