sábado, 5 de maio de 2012

Dois grandes nomes da História



       O dia 5 de maio é uma data importante para dois grandes personagens históricos. Com suas ações, os dois transformaram o mundo durante o século XIX.

       

     Um revolucionou o campo teórico com sua filosofia, que passou a influenciar decisivamente o modo de fazer política, a economia e a maneira de se enxergar a sociedade, dividida pela luta de classes a partir de então. Suas ideias logo passaram da teoria à prática, levando-o a ser venerado pelos trabalhadores e posteriormente pelos partidários de esquerda. O outro foi com certeza mais temido que amado ou odiado. Sua inteligência militar, suas estratégias ousadas, seu poder e seu domínio transformaram o mapa europeu, fazendo inclusive com que a família real portuguesa fugisse para o Brasil, levando-o a ser o personagem mais importante do mundo nos primeiros anos do século XIX. Suas conquistas foram além do campo militar, deixando um legado imprescindível para o setor jurídico e a legislação ocidental.

 

      Karl Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, na Renânia, então província da Prússia, hoje Alemanha. Napoleão Bonaparte morreu no dia 5 de maio de 1821, exilado na ilha de Santa Helena no oceano Atlântico.






"Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo."

 

"As idéias dominantes de uma época sempre foram as idéias da classe dominante."

 

"Os trabalhadores não têm nada a perder, a não ser suas correntes."

 

 







"A grande arte é mudar durante a batalha. Ai do general que vai para o combate com um esquema."

 

"Nada é mais difícil, e por isso mais precioso, do que ser capaz de decidir."

 

"Nunca interrompas o teu inimigo enquanto estiver a cometer um erro."


                         



Nenhum comentário:

Postar um comentário