terça-feira, 19 de junho de 2012

A História na Internet




        

        Para quem se interessa pelo assunto ou para quem simplesmente precisa fazer uma pesquisa, aí estão alguns ótimos sites sobre História.


        Informação e conhecimento nunca são demais. Aproveite:




http://cafehistoria.ning.com/ - O Café História é uma rede social voltada para estudantes, professores, pesquisadores e amantes de História. Sua interface se baseia no conceito de Web 2.0: cada internauta é potencialmente um produtor de conteúdo. O objetivo do Café História é oferecer o melhor espaço possível para o estudo e a divulgação da história e de temas educacionais. 



http://www.history.com/ - site do History Channel - canal de televisão por assinatura norte-americano cuja programação é feita essencialmente de conteúdos de teor histórico.  



http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/ - Revista Aventuras na História - revista especializada em História, publicada mensalmente pela Editora Abril.



http://www.wdl.org/pt/ - Biblioteca Digital Mundial - é possível navegar pelo excepcional acervo de livros, manuscritos e documentos visuais e sonoros procedentes de bibliotecas e arquivos do mundo todo. Reproduções das mais antigas grafias e fotografias estão entre os vários documentos raros apresentados em sete idiomas (árabe, chinês espanhol, francês, inglês, português e russo) 



http://bndigital.bn.br/ - Fundação Biblioteca Nacional – com um acervo riquíssimo, é possível estudar documentos importantes e raros da nossa história, trazendo ao público uma memória virtual brasileira. 



http://www.buscatematica.net/historia.htm - Site sobre História com links sobre diversos assuntos e outros sites, abrindo a oportunidade de pesquisa sobre os mais variados temas. 



http://www.ufjf.br/rehb/ - Revista Eletrônica de História do Brasil – visa proporcionar ao público acadêmico e geral um material de ensino e pesquisa em História cada vez mais acessível e de melhor qualidade. Destaca-se a criação da seção “Jovens Pesquisadores” que permite a divulgação de pesquisas empíricas realizadas no âmbito da iniciação científica. 




http://www2.uol.com.br/historiaviva/ - site da Revista História Viva - revista mensal especializada em História, publicada pela Duetto Editorial desde outubro de 2003. Além dos números regulares, a revista lança periodicamente edições especiais ou séries temáticas com assuntos como Mitologia, Religiões, Vikings, Napoleão, dentre outros. 




http://bd.folha.uol.com.br/ - O Banco de Dados Folha é um acervo jornalístico que contém mais de oito décadas da história recente do Brasil. O acervo inclui a coleção de jornais editados pelo grupo, arquivo de recortes com cerca de 100 mil pastas temáticas e 20 milhões de imagens em arquivos físico e digital. 




http://cpdoc.fgv.br/ - O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) é a Escola de Ciências Sociais e História da Fundação Getulio Vargas. Criado em 1973, tem o objetivo de abrigar conjuntos documentais relevantes para a história recente do país, desenvolver pesquisas em sua área de atuação e promover cursos de graduação e pós-graduação. 




http://www.artehistoria.jcyl.es/index.html - site de História espanhol patrocinado pelo governo de Castilla y Leon. 




http://www.historiaehistoria.com.br/index.cfm - revista online de História - apresenta uma variedade de colunas, que congregam desde resenhas até grandes artigos de fundo. A revista eletrônica está aberta tanto a estudiosos renomados, brasileiros e estrangeiros, como a iniciantes na pesquisa. Volta-se, ainda, para a divulgação de documentos, sejam antigos, sejam produzidos hoje, como a luta pela defesa do patrimônio nacional. 




http://www.cinehistoria.net/index.html - projeto independente de incentivo à utilização pedagógica do cinema no sistema de ensino, como parte de um plano mais vasto de integração das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Inclui um catálogo de aproximadamente 200 filmes, organizados por épocas históricas, e, para cada filme, uma listagem de recursos em linha sobre o próprio e sobre a época. 




http://www.2guerra.com.br/novosite/ - site sobre a Segunda Guerra - a proposta é disponibilizar a maior quantidade possível de conteúdo com qualidade sobre a Segunda Guerra Mundial, o qual, embora polêmico - e em alguns casos, odiado - simboliza um marco histórico (infelizmente trágico) da história da humanidade. Todo material é de caráter didático e informativo.




http://international.loc.gov/intldl/brhtml/ - O projeto Brasil e Estados Unidos expande fronteiras, comparando as culturas, explorando a história do Brasil, as interações entre o nosso país e os Estados Unidos desde o século XVIII até os dias de hoje.  




http://www.scribd.com/ - site que traz uma infinidade de livros e textos digitalizados, desde revistas em quadrinhos a livros acadêmicos. É só pesquisar para achar livros de História.





Nenhum comentário:

Postar um comentário